sexta-feira, 7 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO E CULTURA ATRAVÉS DA INTERNET - enviado.

Segue abaixo um pequeno artigo da prof. Márcia Cristina, graduada em Letras, enviado neste presente dia e que muito me felicita, dando-me uma sensação, muito boa, de "dever cumprido".
O título tem tudo a ver com a minha proposta de trabalho - educação e internet, em resumo de como podemos tornar a internet uma ferramenta verdadeiramente revolucionária quando se propõe a, junto ao entretenimento, educar e educar as massas, democratizando o conhecimento e promovendo um exercício dialético nunca antes imaginado.
Marcinha, como de hábito se apresenta, é uma destas pessoas com espírito aberto, ávida por conhecimento, por diálogo. E é com muito orgulho que recebo o seu artigo e não poderia ser diferente, reproduzo-o em meu blog.
Muito Obrigado prof. Márcia Cristina e conte sempre com o meu apoio, pessoal e intelectual.
Prof. Tiago Menta

EDUCAÇÃO E CULTURA ATRAVÉS DA INTERNET
Ao professor Tiago Menta

Até os anos de 1970 informação era sinônimo de biblioteca, onde os mais abastados podiam ter seus acervos ao acesso de suas mãos, contudo, as bibliotecas públicas regionais – nem sempre com um volume adequado de obras – localizavam-se em sua maioria num ponto de difícil acesso, relembrando o índice de analfabetismo que chegava a 32,9% da população brasileira. Não muito depois, na década de 90, com a globalização, houve a expansão dos meios de comunicação, a formação da era digital. No ano de 2000 o índice de analfabetismo caiu para 13,6% ao passo que o acesso a internet atingiu 35% da população brasileira, o que significa 64 milhões de habitantes que se conectaram a internet neste ano, e esse número só vem aumentando.
Surgiram bibliotecas, lojas virtuais e Universidades a distância via internet. Todavia em 2005 foi criado o Youtube, sendo considerado o invento do ano pela revista Time. O Youtube é um site na internet que permite que seus usuários carreguem e assistam vídeos, se tornando um importante aliado dos internautas, principalmente para a colaboração do bem comum. O professor Tiago de Castro Menta, historiador e filósofo, faz uso do Youtube para carregar suas vídeo-aulas na internet, sua didática muito contribui para os espectadores, que são desde alunos do ensino fundamental até universitários.
"A base da educação humanística é o amor. Uma pessoa que foi educada com amor abraçará a disposição de contribuir pelo bem dos cidadãos e da sociedade, deixando de lado a disputa que derruba e menospreza as outras pessoas." (365 Dias, p.147)
[1]
A verdade é que a educação tem sido subestimada pelo Estado, a quantidade tem sido valorizada acima da qualidade. Contudo a real preocupação dos docentes tem sido a formação dos jovens estudantes. A informação por si só tem sido insuficiente, é preciso algo mais, algo que lhes incite o desejo de aprender, algo que lhes toque a alma, a essência do ser, o porquê do conhecimento. Segundo Daisaku Ikeda, filósofo, humanista e pacifista, 'é preciso sabedoria para se administrar o conhecimento, sem a qual pode destruir ao invés de construir'. Essa sabedoria não é possível sem um mestre para intermediar a importância do conhecimento, e para proporcionar a informação como preparo para experiência. Além de estabelecer um ambiente criativo é igualmente importante cultivar o humanismo através de ações voluntárias.
“Uma capacidade fortalecida para educar, o entrelaçamento da educação em cada fio de nosso tecido social, a permeação de um senso de comprometimento e a responsabilidade de educar – são esses progressos concretos, e não simplesmente a política ou a economia que determinarão o futuro.” ( Proposta Educacional P. 74)
[2]
E é com garra e confiança em seu trabalho que o professor Tiago Menta se propõe a gravar suas maravilhosas aulas para oferecer o conhecimento gratuitamente para uma infinidade de pessoas que queiram acessá-las. Com diversos temas e recheadas de conteúdo suas aulas no Youtube são verdadeiros diálogos em que o espectador se sente numa conversa casual e ao mesmo tempo aprende com a dignidade de ser instruído por um mestre.
Portanto, é disso que a nação necessita, de exemplos como este, de um professor que se dedica a um ideal de educação, onde o conhecimento esteja ao acesso de todos.

Bibliografia

IKEDA, Daisaku. Proposta Educacional: algumas considerações sobre a educação do século XXI. São Paulo: Brasil Seikyo, 2006

IKEDA, Daisaku. 365 Dias: Frases para Mulheres. São Paulo: Brasil Seikyo, 2008

SILVA, José Fernando Modesto da Silva. Internet – Biblioteca – Comunidade Acadêmica: Conhecimentos, Usos e Impactos. Tese. São Paulo, 2001

Indice de Analfabetismo:
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/tendencias_demograficas/tabela04.pdf

Acesso a Internet:
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet/tabelas/tab1_19_3.pdf

Contagem da População:
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/contagem_final/tabela1_1.pdf

O Invento do ano:
http://www.discoverybrasil.com/internet/interactivo.shtml
[1] IKEDA, Daisaku. 365 Dias: Frases para Mulheres. São Paulo: Brasil Seikyo, 2008
[2] IKEDA, Daisaku. Proposta Educacional: algumas considerações sobre a educação do século XXI. São Paulo: Brasil Seikyo, 2006.

Um comentário:

  1. Tiago parabéns pelo blog. Dei uma olhada superficial, mas quando tiver com tempo vou ler os textos aqui presentes. Eu andei vendo seus videos no youtube e achei muito interessante. Continue assim com essa forma de levar essas informações importantes para todos.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir