sexta-feira, 6 de março de 2009

EU ME EXCOMUNGUEI TAMBÉM!

Nesta semana uma garotinha de apenas 9 anos realizara uma intervenção abortiva, interrompendo uma gravidez originada em ato violento de estupro - concretizado pelo padrasto da mesma e que lhe deixara grávida de gêmeos.
Qualquer ser humano de bom senso, de espírito humanista, nem discute o que seria necessário fazer neste caso, e a própria lei brasileira indica isso - em casos de violência sexual a mulher tem o direito de interromper a gravidez.
Mas para a lógica medieva que ainda se instaura entre o Catolicismo não. A menina deveria, estoicamente, aceitar a gravidez mesmo com seus tenros 9 anos de idade, assumindo sérios riscos físicos, psíquicos e econômicos, tudo em nome de uma dita "vida" que estaria em seu ventre.
Oras, se nem a ciência sabe determinar ao certo aonde começa a vida é muito mais prudente e humano deixar esta escolha, abortiva, nas mãos da mulher que detém o seu corpo (óbvio demais) ou da família da mesma em se tratando de menores de idade.
O que o bispo fizera, excomungando (expulsando) a família da menina e a equipe médica que a libertou de uma herança maldita (e não de uma vida) beira o ridículo e põe em evidência aquilo que qualquer pessoa mais esclarecida já o sabe: do conservadorismo pedante e anacrônico do Catolicismo, ainda mais sob a égide de Bento XVI, o "santo padre" que um dia já ingressara na juventude hitlerista e que quer ditar a sua "verdade" do alto de uma sacada romana.
Gostaria que o bispo também me excomungasse, aliás eu já me excomunguei por livre iniciativa a muito tempo atrás, quando os caminhos da História, da Biologia, da Filosofia, das Ciências Sociais e Políticas, da Psicologia, da Antropologia, da Economia me libertaram do peso e da culpa que o Catolicismo gosta de nos impor, não para nos guiar, mas para nos dominar. Os caminhos da liberdade e do humanismo certamente passam longe de qualquer agremiação religiosa. Viva o Humanismo, Viva o Iluminismo, Viva o Racionalismo e o Mundo Moderno.

2 comentários:

  1. PODE-SE DIZER QUE ESSA REAÇÃO DA IGREJA CATÓLOCA FOI SIMPLESMENTE SEM NOÇÃO. ISSO PARA SER GENTIL.CONCORDO PLENAMENTE COM VC.
    "Viva o Humanismo, Viva o Iluminismo, Viva o Racionalismo e o Mundo Moderno. "
    http://cantinho-do-assistente-social.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bacana ! Concordo com vc ! Estou começando ter a mesma opinião ! Eu acredito na justiça e no amor de DEUS (No qual acredito por uma fé particular e não por intenções de terceiros)

    ResponderExcluir