terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

CASTRISMO: JÁ VAI TARDE MESMO!


A Revista Veja desta semana coloca em capa "JÁ VAI TARDE" e ao fundo a imagem obscurecida do líder cubano Fidel Castro, hoje ex-Presidente da ilha socialista das Américas.


Concordo com Veja. Fidel Castro sai do comando do país muito tardiamente, para a infelicidade dos cubanos.


Fidel deveria ter abandonado o barco com o fim do Bloco Soviético, já que manter o regime como fizera, e sem a ajuda dos russos, era condenar os cubanos a uma miséria quase absoluta.


E os que ainda defendem o modelo cubano de vida, o regime castrista, se apegam num já velho jargão "lá a educação, a saúde, é uma beleza, existem ótimos programas sociais e índices sociais". Tudo blablabla ideológico, pois isto é uma "meia verdade".


Cuba possui uma educação de qualidade, sim. Mas e depois de formados o que os cubanos, suas mentes mais brilhantes fazem? Nada. O país não tem infraestrutura, nem economia de mercado que absorva todos os seus profissionais, de alta escolaridade. E qual a alternativa aos cubanos mais inteligentes e empreendedores? Sair do país, claro, buscando novas alternativas de vida para si e para seus pares. Contudo o governo castrista proíbe que um cubano saia de seu país sem sua permissão ou supervisão (lembremos dos boxeadores no Pam do ano passado no Rio). Os cubanos vivem como reféns de seu próprio modelo socialista, que na realidade é mais uma das expressões autoritárias, tipicamente caudilhistas da América Latina.


Fidel foi mais um ditador latino-americano, talvez o pior deles, pelas perseguições, pelos fusilamentos, pela falta de liberdades individuais básicas (empresa, propriedade privada, opinião, ir e vir, a própria vida), e pelo tempo em que literalmente não "largou o osso", raso, cubano: 49 anos (1959-2008). Fidel pode ser comparado a Rosas ou Perón, na Argentina, a Pinochet no Chile, a Médici ou Getúlio Vargas no Brasil, a Solano López no Paraguai, ao atual e não tão pouco maluco Hugo Chávez na Venezuela, e ainda ao modelo indígena e não menos atrasado de Evo Morales na Bolívia. Se enganam os que o comparam a Stálin ou Mao, na Rússia ou China comunistas, pois estes em insanidade são incomparáveis.


Hoje em Cuba ainda assistimos a uma frota arcaica de velhos carros norte-americanos pelas ruas, os outdoors envelhecidos e multiplicados pelas ruas de Havana com a exibição da imagem de "Che", a uma debandada sem igual de cubanos em busca de uma vida capitalista decente longe da ilha construindo para isto embarcações feitas com carcaça de caminhões ou ônibus para atravessar o mar em direção ao sul dos EUA (na Flórida principalmente), assistimos a uma economia nada planificada que permite a coexistência de duas moedas distintas (uma para cubanos normais, o peso, e outra dos estrangeiros que alimentam a ilha, o dólar), vemos prostitutas nas ruas, o fim da música cubana e de qualquer expressão significativa de arte devido as restrições ao pensamento livre, o insano racionamento de alimentos enquanto milhares de turistas se deliciam nos hotéis destinados aos estrangeiros (abençoados pelo regime que vê neste turismo uma saída para não deixar o país na mais absoluta miséria). Cuba não é a ilha de caras, Cuba não é a ilha da fantasia, Cuba não é a concretização de utopias das esquerdas, Cuba é hoje, e enquanto persistir a sombra maldita de sua revolução (que é mais um processo de independência política, não de uma transformação progressista) mais um povo latino-americano que aprofundara as suas mazelas no sonho-pesadelo de um mundo melhor defendido por uma esquerda latino-americana que só quer uma coisa: o poder, nada mais.


Vai tarde comandante Fidel! E mais, a história não te absolveu não, e quando chegar ao inferno não se esqueça de cumprimentar os velhos camaradas Lenin, Mao e Stálin...


Adiós Fidel! Viva a nova Cuba, já que Raul Castro com seus 75 anos não levará a ilha para lugar algum, que ainda surgirá após o passamento de todo o clã dos "Castro" - no dia em que os cubanos não mais estarão enjaulados em seu próprio país, e que poderão, como nós brasileiros, ter a liberdade de comprar o que quiser, a motivação para produzir e enriquecer que é o verdadeiro e mais progressista motor do mundo!


Viva a Cuba do porvir Capitalista!!






5 comentários:

  1. QUE BOSTA!

    Eu sinto muito utilizar este termo... mas não há algo melhor para dizer do que isso!

    Sua reflexão é um pouco... determinista, não? Engraçado, pensei que fosse filósofo!

    Progressista? PRONTO! A cereja do bolinho! Do bolinho de bosta!

    Hei! Pare! Pense! Aliás, não pense! Continue! Parar e pensar é o mal de alguns seres humanos. Melhor você continuar assim; desta forma eu terei o que apontar para afirmar a supremacia daquele que para, reflete e filosofa daquele que determina e se diz filósofo! HAHA, essa piada foi ótima!

    Falando nisso, lembrei do Jô! Mas nem o Jô conseguiu ir tão fundo quanto você... impressionante!

    Parabéns professor! Mate o conceito de historiador e filósofo.

    ResponderExcluir
  2. Horrível...

    Concordo em número, gênero e grau.



    COM O ANÔNIMO!!

    "Vai tarde comandante Fidel! E mais, a história não te absolveu não, e quando chegar ao inferno não se esqueça de cumprimentar os velhos camaradas Lenin, Mao e Stálin...".

    Eu iria mais fundo e diria que você deu um TIRO no próprio pé. Eu estou envergonhado por você, suas colocações são absurdas... Não existe qualidade de historiador nem de filósofo em você. Puro senso comum... Pura DOXA...

    Sua fonte é imbecil. Seu texto, pior ainda. Desculpe a franqueza...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. impressionante sua reflexão...
    Mas você esqueceu de falar sobre os grandes beneficios deste sistema sujo e corrupto que é o capitalismo... É só olharmos para o lado e veremos a pobreza que muitas pessoas passam por causa da injustiça e da forma que é distribuido o dinheiro para o seu povo. Olha o nosso país olha a nossa educação e saúde, lamentavel!! Fora a distribuição de renda e os corruptos....hahaha
    Se o comunismo almeja o poder o que diremos do capitalismo, do imperalismo americano, sera que eles não almejam o poder!?!
    o estilo de vida americana que é bem vista por todos, talvez mostram como um exemplo de vida para o mundo, mas sera que todos tem condições de viverem como eles, será que eles oferecem essa oportunidade para o mundo todo, ou só fazem isso para impressionar a todos e consequentemente fortalencer o seu poder sobre o resto do mundo!! O que dizemos dessa crise financeira mundial iniciada nos EUA, hoje estou desempregado por causa dela!!!
    uma crise do Dólar, onde todos nós somos escravos desse pais diabólico. quem disse que a crise não teria um peso mundial...?
    é só uma questão de reflexão, em todos esses anos as ditaduras de que ocorreu em países latinos americanos , teve apoio americano, por que será hem?!?!? ou será que eles tiveram nenhuma participação. a guerra do oriente médio, perguntamos, quem são os maiores fornecedores de armas para israel, como uma potencia mundial, pq eles não tentam um acordo de paz, como foi feito em 2000. Ou talvez eles estejam ganhando um dinheirinho extra com essa brincadeira ou ainda mais concreto e realista não tenham interesses politicos sobre essas áreas..........

    ResponderExcluir
  5. Eu não lí isso...

    Sim, vai ver que o mundo é a "maravilha" que é por causa da multinacional Fidel Castro.

    "Já Vai Tarde" - Você, autor dessa coisa e a Veja.

    Abraços revolucionários, bróder!

    ResponderExcluir