terça-feira, 5 de agosto de 2008

OS JOGOS OLÍMPICOS CLÁSSICOS



OS JOGOS OLÍMPICOS CLÁSSICOS
Na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, inicia-se na cidade chinesa de Pequim mais uma edição dos Jogos Olímpicos Modernos - criado no final do século 19.
Muitos não sabem, mas na Grécia Clássica, habitus dos Jogos a partir do século 8 AC, o sentido de fazê-los era muito, muito diferente do sentido que hoje possui - como evento internacional, reunindo festa e oportunidades de negócios (não é à toa que a seleção da cidade sede é uma verdadeira batalha política).
Os Jogos eram promovidos por toda a Grécia, em suas várias cidades-Estados ou "pólis", a cada quatro anos (mesmo intervalo de tempo dos Jogos Modernos). Contudo, estes Jogos eram manifestação cultural exclusiva dos gregos e estes o faziam como uma espécie de "Festividade Fúnebre"....isso mesmo, como um excêntrico "Dia de Finados".
Rememorar e reverenciar os mortos dos últimos quatro anos passados - este era o sentido dos Jogos! Como no evento moderno haviam uma série de competições atléticas/esportivas: boxe (sem luvas ou qualquer proteção), atletismo e derivados (como saltos, maratona, arremessos), hipismo, arco e flecha. Uma curiosidade - todos os atletas gregos realizavam as suas perfomances completamente nus! E além disso era proibida a participação de mulheres nos Jogos, seja como atletas e até mesmo como espectadoras.
Na próxima sexta a "Tocha Olímpica" será acesa, dando início aos jogos. E na Antiguidade? A mesma coisa, porém a tocha não era assim tão significativa quanto o fogo, este sim, símbolo forte entre os gregos através de sua mitologia, como na lenda de Prometeu (roubou o fogo dos deuses e entregou-o aos homens, sendo castigado por toda a eternidade - acorrentado a um penhasco, tinha seu fígado todos os dias devorado por aves de rapina, fígado que no dia seguinte se regenerava para novo e terrível castigo).
E os prêmios? Hoje são dados aos campeões olímpicos além do louro da vitória (também dado aos campeões da Antiguidade) as medalhas de ouro, prata e bronze. Na Antiguidade há relatos de entrega de prêmios como enormes vasos, éguas e até mulheres!
O nome "Olímpiadas" é derivado do nome da pólis grega "Olímpia". Isso ocorrera porque em Olímpia eram realizados os mais esperados e prestigiados jogos dentre todas as pólis gregas, especialmente quanto a regularidade dos jogos - em Olímpia eram realizados, sempre, a cada quatro anos, isso entre os séculos 8AC até o século 5 DC já dentro do Império Romano, no final da Idade Antiga. Mas, por que as Olímpiadas chegaram ao fim?

A IGREJA ROMANA - O FIM DAS OLÍMPIADAS CLÁSSICAS
No século 5, no final da Idade Antiga, caminhando a Europa para a castelização de sua sociedade (formando o chamado Feudalismo, e adentrando para a Idade Média), Roma ainda governava o mundo antigo com mãos de ferro!
No centro do poder romano haviam os seus imperadores, e no final do século 5 já havia se estabelecido no seio do Estado romano um novo poder - a Igreja Romana ou o Catolicismo. Fora neste mesmo século que Constantino I aceitara e dera liberdade religiosa aos cristãos, e Teodósio I o imperador que enfim estabelecera o cristianismo como Igreja Oficial do Império Romano, logo criando a própria noção de Igreja Romana (não fora Pedro, Paulo, nem Jesus, os criadores do Catolicismo mas Teodósio, um dos imperadores romanos do século 5).
Em Olímpia, desde o século 8 AC, os Jogos eram realizados a cada quatro anos, mantendo uma milenar tradição. Com o advento do Cristianismo no mundo romano, e a Grécia pertencia como quase todo o mundo antigo aos romanos e seu vasto Império, a tradição dos Jogos começara a ser vista pelo poder com maus olhos.
O Imperador Teodósio I, fervoroso cristão, entendia que os Jogos realizados na Grécia eram contrários aos preceitos cristãos - lembremos do fogo e da chama mitológica, dos atletas nus em competição, da estética dos corpos e não da alma...ou seja, o inferno era o lugar mais apropriado para os participantes dos Jogos!
Teodósio I se justificou dizendo que os jogos eram manifestações pagãs, não-cristãs e que a partir daquele momento os jogos estavam terminantemente proibidos! Vencia a pureza da alma, a busca pelo espírito, de maneira intolerante.
Os Jogos assim ficaram, em suspenso, por toda a Idade Média e Idade Moderna, sendo recuperado no final do século 19 tendo como Atenas o país sede dos Jogos Olímpicos Modernos (só interrompido durante as Guerras Mundiais - 1914/1918 e 1938/1945).

Nenhum comentário:

Postar um comentário