quarta-feira, 15 de outubro de 2008

HENRIQUE VIII - O Ceifador de Rainhas e o Criador de uma nova Igreja

Foi lançado em dvd o filme "A Outra" (The Other Boleyn Girl) que tem como fundo "histórico" as intrigas que envolveram a vida do rei inglês Henrique Tudor (Henrique VIII) e duas concubinas: Ana e Maria (Ana que depois tornou-se rainha da Inglaterra por pouco tempo).

HENRIQUE TUDOR E CATARINA DE ARAGÃO
Henrique VIII sempre teve uma vida pessoal atribulada, marcada por intrigas políticas, amorosas. Sua primeira esposa, a rainha Catarina de Aragão (espanhola) foi durante algum tempo esposa do irmão mais velho de Henrique, Artur, que morreu inesperadamente. Para não criar dissidências políticas com os espanhóis arranjou-se que Catarina casasse com Henrique, o novo sucessor real e alguns anos mais novo que Catarina.
Havia na Inglaterra uma lei de sucessão que permitia a uma mulher governar o reino, porém o povo inglês via nisso, mergulhado em histórico machismo, um sinal de ruína e decadência da nação. E assim começava a necessidade de Henrique VIII ter, e logo, um filho para sucedê-lo.
Catarina engravidou 7 vezes, e só um de seus filhos, uma mulher (Mary), sobreviveu. Estava colocado um grande problema para Henrique, com Catarina não havia mais possibilidades de se ter um filho como sucessor de seu trono! E agora?

HENRIQUE TUDOR E AS IRMÃS BOLENA
Henrique não tinha outro caminho senão começar a procurar outras mulheres, pois o povo ansiava por um sucessor homem, um "varão". Com Catarina isso já não era mais possível, e assim apareceram na vida do monarca as irmãs Bolena: Maria e Ana.
Com Maria Henrique chegou a ter um filho homem, mas logo acabara deixando-se levar pelo magnetismo de Ana, que acabou assumindo a condição de "amante real". Mas como casar-se com Ana? Como se livrar da rainha Catarina?

HENRIQUE TUDOR E A QUESTÃO REAL



O impasse político criado pela necessidade do monarca de se separar da rainha Catarina e de casar-se com Ana Bolena é conhecida como a "questão real". Henrique encaminhou a difícil missão de intervir junto a Igreja romana seus mais próximos ministros e sacerdotes, porém as respostas vindas de Roma, do Papa Clemente VII, não lhe eram favoráveis.
Henrique VIII então decidira o impasse internamente, entre seus fiéis ministros e juízes, anulando assim o casamento com Catarina sem a permissão papal. E no mesmo ano, em 1533, casou-se com Ana Bolena, tornada a nova rainha da Inglaterra.


HENRIQUE TUDOR E A IGREJA ANGLICANA (CHURCH OF ENGLAND)
A resposta papal veio com a excomunhão (expulsão da comunidade religiosa), declarada por Clemente VII por entender que a anulação do casamento com Catarina de Aragão e o casamento do rei com Ana Bolena eram afrontas a Deus e a religião cristã romana.
Poucos sabem, mas Henrique VIII era um fervoroso cristão, e até combateu com intensidade a revolução religiosa ocorrida em terras alemãs quando do surgimento do Protestantismo com Martinho Lutero. No entanto, com a excomunhão feita por Clemente VII, Henrique retira a Inglaterra do seio da Roma Cristã, criando uma nova Igreja Cristã - o Anglicanismo ou Igreja Anglicana (Church of England/Igreja da Inglaterra), onde seria o rei inglês o novo líder religioso e não mais o Papa católico.
A briga entre anglicanismo e católicos se acirrou com o passar dos anos, chegando ao ponto do rei autorizar em 1538 a destruição de santuários de santos católicos e o fechamento de monastérios (que tiveram seus bens usurpados pelo Estado inglês); para piorar o grande filósofo Thomas More (que escreveu A Utopia), antes fiel aliado a Henrique, se negou a aceitar a nova Igreja e acabara sendo executado por traição em 1534.

HENRIQUE TUDOR EM BUSCA DE UMA NOVA ESPOSA
O casamento com Ana Bolena não ia nada bem, ela lhe deu uma filha, Elizabeth, e nada de um filho homem como ela tanto havia prometido dar ao monarca.
A obsessão por um filho homem, compreendida como questão de Estado, foi levando Ana ao desespero, cada vez mais agravado pela irritação e desconfiança do rei Henrique.
E assim, como fizera com Catarina de Aragão, Henrique já estava em busca de uma nova mulher/rainha, uma que finalmente lhe daria um filho homem legítimo (pois Maria Bolena não se tornou rainha, talvez o erro maior de Henrique VIII) - surge Joana Seymour!
Mas e agora, como se livrar novamente de uma rainha indesejável? Anular o casamento como antes, não seria preciso - bastava usar o descontentamento do povo com Ana e livrar-se dela.
Ana nunca tivera aceitação como rainha, ficando sempre a imagem da mulher que enfeitiçou o rei a ponto dele se separar da rainha Catarina e da própria igreja romana.
E assim era só plantar denúncias, mesmo falsas, sobre Ana e executá-la, abrindo espaço para a nova rainha Joana Seymour.
E as acusações vieram, até de membros de sua família: Ana era então acusada de bruxaria, adultério, incesto, conspiração e traição - o destino era certo, a decapitação! E isso ocorrera em 1536, sendo também executados o irmão e o pai de Ana, ambos por conspiração e traição.

HENRIQUE TUDOR CONSEGUE O QUE QUERIA: NASCE EDUARD
No mesmo ano da execução da rainha Ana, Henrique VIII casa-se com Joana Seymour e torna-a nova rainha da Inglaterra.
Desta relação nasceu o futuro rei Eduard I (1537), agora sim um filho legítimo. Porém a felicidade de Henrique não fora completa já que após o parto Joana acabou morrendo, deixando o monarca na viúvez.
Em 1540 Henrique se casa novamente, com Ana de Cleves. No mesmo ano anula este casamento, com o argumento de não tê-lo sacramentado com uma relação sexual (na verdade Henrique não gostava de Ana, e esta não lhe despertava o menor desejo, sendo o casamento uma questão política).

HENRIQUE TUDOR CORTA MAIS UMA CABEÇA REAL
Henrique logo arruma nova esposa: Catarina Howard, prima de Ana Bolena. E como Ana, Catarinha tivera o mesmo e triste fim - a execução! Howard após alguns anos de convívio com Henrique acabara se envolvendo em escândalos, sendo assim acusada e executada por adultério.
Como no caso de Ana Bolena, os historiadores entendem que a execução de Catarina Howard fora uma artimanha jurídica, criada para satisfazer as vontades de um monarca marcado pela tirania.

HENRIQUE TUDOR E SUA ÚLTIMA MULHER
Em 1543 Henrique se casa, pela última vez, com Catarina Parr, que conseguiu reconciliar Henrique com suas filhas Mary e Elizabeth, filhas de Catarina de Aragão e Ana Bolena - agora recolocadas na linha sucessória após Eduard, filho de Joana Seymour e que será o sucessor de Henrique VIII em 1547 como Eduard I.

Um comentário:

  1. Ótimo texto, consegui entender a linha sucessória... falta a continuação a partir de Eduard I

    ResponderExcluir