segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Surge o Leão Contador de Histórias!

Para os que ainda não sabem está por ai, em cima de nossos muros, miando incessantemente, um dito gato filosófico.
O bichano, ou felino, como queiram, entre lixeiras, brigas na rua, acasalamentos, está entre nós a algum tempo, desfilando elegância, sabedoria.
E logo a notícia se espalhou entre o reino animal.

Sabe-se que a milhares de anos, perto do mar Egeu, haviam moscas filosóficas, que de tão pertubadoras foram condenadas ao suicídio, bebendo um licor que naquelas bandas chamavam de cicuta. Agora gato filosófico, isso é digno de novidade, algo nunca antes visto entre os animais.

Quando a notícia chegou aos ouvidos de outros felinos, tão vaidosos, elegantes, e sábios como o dito gato filosófico, um deles logo se rebelera e disse aos demais "Este gato não pode ficar ai miando sozinho assim! Vou me comprometer a ajudá-lo. Tenho força, tamanho, sabedoria, coragem, e um berro tão forte que creio também ser digno de ser ouvido por todos do nosso imenso reino animal".

Os outros animais não podiam duvidar, afinal como desencorajar um felino daquele tamanho, facilmente com mais de 100 kg de peso, e unhas que poderiam fatiar a todos como manteiga.

"Porém, não é de meu feitio querer competir com o referido gato. Logo, não poderei filosofar como ele. Mas como sabem, pela minha larga experiência nestas selvas, sou daqueles que tem muito a contar, sobre o passado dos povos, sobre as pessoas que por este chão pisaram e deixaram as suas marcas. Serei eu um Contador de Histórias!"

Um tigre, assistindo aquela cena, indagou: "Mas, e nós? Tu vais nos deixar por aqui? Tens que governar as selvas, tens que comandar sobre todos os animais!"
"Eu, não, não. Estou abdicando desta condição, sois todos livres, a partir de agora vos liberto de qualquer tipo de domínio, que não o de si mesmos. Parto agora, e assumirei a minha nova condição, na realidade assumirei agora as minhas próprias escolhas, de ser um Contador de Histórias e não mais um rei entre vós. Inclusive, digo-lhes uma última coisa - que entre nós não mais exista reis, este é meu último e derradeiro comando".

E assim, o contador de histórias partiu ao encontro do dito gato filosófico. Não para competir com ele, nem para matá-lo, mas para juntar-se a ele e uma jornada nobre: iluminar o mundo dos animais, com palavras, mas também com ações.

Segue seu rumo LEÃO CONTADOR DE HISTÓRIAS

Um comentário:

  1. Tiago,

    Simplesmente MAGNÍFICO! Eu ameeeeeeeeei a tua criatividade e, mais do que isso, a tua (nossa) intenção. Com certeza, encontrarás o gato filosófico na próxima história e juntos irão iluminar este mundo de exclusões. Lindo e parabéns, querido professor! Beijos.

    ResponderExcluir