segunda-feira, 23 de novembro de 2009

UMA LÓGICA: TIAGO MENTA (SURFISTA PRATEADO) vs PAULO GHIRALDELLI JÚNIOR (GALACTUS)


Pois bem, chegou a hora de colocar em "pratos limpos" o distanciamento entre prof. Tiago Menta e Paulo Ghiraldelli Junior.
Quero deixar claro que não o tenho como inimigo, como alguém a ser enfrentado, até porque o Paulo Ghiraldelli não precisa ser levado tão a sério assim.
Mas nos distanciamos, e muito, diria que anos-luz de distanciamento, e isto foi atitude minha, só minha, diante de um coleguismo que começou em 2007 e que por algumas razões não mais avançou.

2007 - the beginning "o começo"
Conheci o Paulo de maneira aleatória, pelo youtube, com alguns vídeos tratando de filosofia, e ali, o filósofo deixava endereço de email e de seus sites (como o filosofia.pro, o blog dele, etc). O procurei, de boa vontade, e iniciamos um coleguismo bacana.
De início me incentivava a produzir, lia minhas coisas, dizia que eu escrevia bem e que devia por as caras ai mesmo, contribuindo com o projeto dele no Cefa, e até na construção de uma universidade no interior paulista, no chamado Vale da Uva.
Conversávamos muito (msn especialmente), participava ativamente do filo das 11, e aquilo tudo me fez germinar uma ideia: criar, como o Paulo fazia no youtube, um canal de vídeo-aulas de História - a minha especialidade, visto ser bacharel e licenciado em História desde 2006, e estar em sala de aula desde 2004 ainda como universitário. Ali nascia o meu canal de vídeos, hoje assinado por mais de 140 pessoas do Brasil todo, totalizando mais de 20 horas de aulas de história, filosofia, sociologia, antropologia (alguns vídeos chegando a 9.000 acessos, como o tratando da teoria weberiana sobre o Capitalismo Moderno).

2008 - primeiras desconfianças
Lembro-me como ontem, Paulo dizia que a universidade não era mais lugar para ele, e que ele estava bem assim, fazendo livros e mais livros (80% tratando de História da Filosofia), pois assim estaria sendo definitivamente um filósofo de verdade, não um professor de Filosofia.
Isso deu um coceira aqui, ué, o Paulo começava a demonstrar um certo desdém pela profissão de educador, ele mesmo nunca se apresentou como "professor", e o que é o filósofo que nada tem a ensinar? Para mim é apenas um fofoqueiro erudito, alguém que opina sobre tudo, mas tudo não sai da mera opinião.
O historiador, para pegar o meu caso particular, se realiza como educador, e vou além, o verdadeiro intelectual é aquele que se propõe a educar, sempre, não no sentido de transmitir conhecimento por telepatia, mas no sentido de estar junto as pessoas, de tentar construir o conhecimento, e o Paulo já deixava claro a sua despreocupação com o conhecimento, e pior, em construir algo com outras pessoas.
Hoje, Paulo Ghiraldelli está de volta as aulas, as salas de aula que ele até então tanto desdenhava, trabalhando em uma universidade no Rio de Janeiro (na pós-graduação, se não me engano).
Outra coisa que causava desconfiança - Francielle, ou como ele mesmo adjetiva "a deliciosa professora de Filosofia Francielle" ou simplesmente ou secretariamente a "Fran"; sua esposa, a quem ele sempre fez questão de apresentar como objeto, como troféu, como submissa e não como parceira. Oras, que filósofo é esse que trata a mulher dessa forma? Vários, como Nietzsche (que dizia que deveríamos tratar a mulher na base de chicotadas), mas espera ai, Nietzsche viveu numa Alemanha oitocentista, Paulo não, não, não se justificava agir assim com a pobre menina (tenho realmente pena dela, que nunca poderá entrar numa sala de aula como professora de Filosofia, de tão exposta que fora pelo marido - eu mesmo já vi, e talvez você ai também, a deliciosa professora peladinha) - e quer piorar, em seus textos o Paulo fala que Nietzsche tratava a mulher, o feminino de uma maneira diferenciada, mas não machista! É de dar pena (e a história mostra que 99% dos homens do século 19 eram machistas sim, até por uma questão de cultura - mas o Paulo não frequentou as aulas de história no ensino básico, talvez devia estar lendo o Catecismo Católico/instituição que ele não critica, não tem argumentação sobre, até por ser ex aluno da PUC).

2009 - the end "o fim"
Mesmo com tantas desconfianças correndo soltas, eu era tolerante, e dava uma chance pro cara. Pensava, uma hora ele sai dessa crise de meia idade e começa a voltar a si.
Mas não, e por duas razões: Justtv e Rede Social.
Estas duas propostas ghiraldellianas selaram o nosso distanciamento, e a minha convicção de que Paulo Ghiraldelli Junior não é filósofo, é livreiro, é marketeiro, um cara de uma vaidade do tamanho do cosmos, e de um autoritarismo sem tamanho (depois se diz democrata, como se bater palmas para este modelo político-social fosse algo inteligente).
Com sua rede social ele construir tudo, menos uma rede. E o social ali é um só: girarmos todos ao redor do Deus único, do Jeová tupiniquim, e todos nós contribuindo com o filósofo, na construção de não sei o que é, mas sei o que não é - a construção de um Brasil melhor, de um mundo melhor, isso não, ele já perdeu toda a fantasia, toda a utopia. E um cientista, que não sonha, não é um cientista, é um robô, uma engrenagem a serviço da grande máquina moedora das consciências humanas.
Surgem casos e mais casos de expulsões em sua rede, bastava discordar, brincar, criticar, bastava não gravitar em torno, não bater palmas como uma foca cega, e pronto - lá vinha o cartão vermelho do filósofo e ainda por cima os xingamentos, os palavrões, a homofobia pedante - todos eram ou burros ou veados (animalizando a todos ali que se negassem seguir a sua ortodoxia vaidosa e auto-promocional).
E o Justtv? Hahahahahaa, o que de uma boa ideia, através de um canal alternativo via net, apresenta-se como a verdadeira banalização de tudo o que se compreende como filosofia. Tentei ajudá-lo com material próprio para enriquecer o programa, o debate ali colocado, e que usava: as palhaçadas de Alexandrelli, verdadeiro papagaio de pirata da internet brasileira. Ali, com a filosofia banalizada, com a rede social sem propósitos sociais mas de auto-promoção, com o machismo pedante, com a homofobia pedante, com o desejo de poder (dai a crítica a tudo e a todos, especialmente ao governador José Serra; mas Paulo, bater em bêbado, até minha avó) dia-dia apresentado especialmente via twitter, chegou o momento de dizer ao Paulo Ghiraldelli Junior (Galactus da Filosofia Brasileira): adiós!

E assim, hoje, como Norrin Rad (O Surfista Prateado), estou aqui, na nossa rede social, repito, NOSSA rede social. LIVRE, voando pelo espaço, pelo cosmos, assumindo e reassumindo a minha condição de educador (no sentido dialético do termo), sempre. E tenho orgulho de tê-los aqui comigo, não como meus satélites, não como meus aprendizes, mas como meus AMIGOS, CAMARADAS, com o único propósito de pelo menos querer, querer com sangue nas veias e nos olhos, fazer um mundo melhor.

Abraços do eterno camarada, prof. Tiago Menta.

3 comentários:

  1. Quanta mágoa e mentira em Tiago, quem diria, você tão submisso, tão puxa saco, agora aí, só recalque. Triste fim.

    ResponderExcluir
  2. Tiago Menta mandou um vídeo onde ele aparecia de camiseta para a Just Tv, não foi aceito pelos diretores, não por mim. E veio a mágoa. E terminou sua baixaria aí, falando da minha esposa. Após tempos e tempos falando intimidades da namorada dele no meu msn. Agora a gente vê quem era o cara. Tiago Menta, inesquecível falsário. O cara que vinha bajular para conseguir emprego, sempre humilde, agora, deu o bote.

    ResponderExcluir
  3. Ei Tiago, quem diria que você, não tendo nenhum argumento, iria apelar para falar da minha esposa heim? Você, sempre fazendo perguntas para ela, todos os programas, sempre elogiando. Tá tudo gravado Tiago, vamos expor para mostra o falso? A Fran deu risada quando viu você, gordo, com 16 pessoas na rede, destilando inveja. Cuidado cara, vai acabar se matando ainda.

    ResponderExcluir