quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

FELIZ 2009 E O PACOTÃO DE DESEJOS

Quero neste espaço desejar um ano de 2009 repleto de realizações a todos nós, que esperamos e buscamos construir, antes de tudo, um Brasil mais progressista e humano. Continuem comigo nesta caminhada, longa e deliciosa, pelas aventuras humanas - através do conhecimento histórico e da minha experiência como educador neste país.

2009 é um ano que se inicia com mudanças e continuidades: no plano das mudanças já estamos vivendo uma nova grafia na língua portuguesa, a posse de Barack Obama no próximo dia 23, e contudo algumas continuidades que nos chocam como a presente ofensiva israelense sobre o povo palestino (em ato genocida, sem dúvida) ou mesmo a destruição causada pelas chuvas de verão em nosso país (como em Santa Catarina ano passado e agora aqui em Minas Gerais com vítimas todos os dias).

Como em toda etapa que se inicia não poderia deixar de apontar uma espécie de "pacotão dos desejos" para 2009:
- que a presente crise financeira não se intensifique em depressão econômica.
- que os novos prefeitos brasileiros governem com sabedoria, justiça e compromisso com a população.
- que o governo Lula trabalhe pelo bem do país e não se perca em questões eleitoreiras pensando no pleito de 2010 (ou seja, que Lula trabalhe pelo país e não para emplacar a Ministra-Guerrilheira Dilma como uma dama de ferro dos trópicos).
- que nós seres humanos possamos aprofundar soluções e debates em torno da responsabilidade com o planeta, das questões ecológicas, de maneira a equilibrar desenvolvimento econômico com consciência ecológica.
- que a violência urbana seja combatida com eficiência e força, e que a justiça brasileira se aprimore e se faça presente nas principais questões nacionais.
- que a miséria seja diminuída e que possamos amenizar as desigualdades sociais presentes em todo o mundo.
- que a educação brasileira seja levada a sério e comandada por gente competente, e que nós educadores estejamos unidos e alertas em pró de uma educação de qualidade e com valorização profissional real (não a proposta pela revista não-Veja).
- que Israel deixe o povo palestino construir o seu espaço de convivência justo, formando o Estado Palestino.
- que o povo da Venezuela, Bolívia, Equador, se organizem e sejam críticos perante os seus governos autocráticos e anacrônicos - que tem como hábitos vender idéias velhas em troca de poder.
- que Barack Obama retire as tropas do Iraque e combata o terror aonde ele realmente se encontra, como no Paquistão ou dentro da própria América e seus anacrônicos e intolerantes "neocoms" (neoconservadores).

Acho que a lista está boa, e ai, monte a sua e compartilhe conosco. Sonhar nunca é demais, pelo contrário, é o primeiro caminho para a construção de um devir sempre melhor.

FELIZ 2009! PROFESSOR TIAGO MENTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário