quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Procura de Trabalho!

Pois é, começo um novo ano de maneira triste: perdi todas as minhas aulas. Trabalhava a dois anos na rede pública aqui em Minas Gerais como contratado (mesmo tendo feito concurso público em 2005) e ontem a direção da escola me informou que um professor efetivo fora removido para aquela escola, tomando todas as aulas do amigo aqui.
Educar é assim, você pode ser mandado para o "olho da rua" sem nenhum benefício que qualquer trabalhador possui, como por exemplo FGTS ou Seguro-Desemprego, isso mesmo, a educação pública não concede aos seus professores contratados qualquer benefício social após uma rescisão de contrato ou mesmo de uma dispensa.

Pior de tudo é olhar ao redor e ver que sua família fica apavorada, que sua noiva fica apavorada, afinal fica parecendo que ser educador neste país é uma profissão que, cada dia mais, parece não valer a pena - não só da desvalorização profissional com seus baixos e ridículos salários e condições de trabalho, mas também pela irregularidade e insegurança profissional crônicas (aqui em Belo Horizonte professores do UNIBH, onde me graduei, estão sem receber salários a 4 meses e ameaçam entrar em greve), e por fim pelos sindicatos de professores que ao invés de cuidar de nossos reais interesses fica fazendo movimentos a favor do "pobre povo palestino" e coisas afins, parecendo mais com o MST do que com um sindicato de verdade.

Apesar disso tudo, como maluco que sou, ou alguém duvida disso - fiz licenciatura e pior, gosto de dar aula, gosto de ensinar, de dividir e apreender conhecimentos, em meio a uma nação de "milhões jumentos" - sou teimoso e insisto em educar, insisto em ser professor (coisa que o amigo Paulo Ghiraldelli já desistiu a muito tempo, e eu o compreendo).

Assim, deixo aqui o apelo para aqueles que acompanham meu trabalho via internet (pelo blog e pelas aulas virtuais do canal do youtube), que caso saibam de uma oportunidade de trabalho como professor (posso atuar nas áreas de História, Sociologia e Filosofia) estou aqui a disposição.

Basta entrar em contato comigo pelo email: tiagodecastromenta@yahoo.com.br
E em seguida envio o meu currículo profissional.
Abraços a todos, e vamos a luta!

6 comentários:

  1. Eu me sinto no direito de te chamar de meu PROFESSOR. Não diria que você me ensinou mais do que meu professor no colégio, mas eu garanto que sem você minhas dificuldades seriam maiores, ou mesmo imensas!

    Venho aqui agradecer.

    Rodnei Caixias

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rodnei, isso me deixa muito satisfeito. É claro que as aulas em vídeo, os textos e opiniões em um blog, jamais, irão substituir o que podemos alcançar em sala de aula, na presença de um educador e construindo a aprendizagem junto a ele.
    O sentido do meu trabalho, via internet, é esse mesmo que você relata, uma espécie de complementação, de um algo "a mais", talvez até de maneira mais simplificada.
    Abraços do seu professor.

    ResponderExcluir
  3. Seus videos foram recomendados a todos os alunos da minha sala, sem duvida a melhor forma de uma "revisão" para o vestibular, ja que estamos no terceiro ano do colégio.

    Abraços,
    Rodnei Caixias

    ResponderExcluir
  4. Suas palavras são fantásticas, você consegue expor aquilo que muitos, às vezes, querem e não coseguem! Adorei suas postagens e seus videos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente espero que você consiga o seu "espaço" dentro do mercado de trabalho. Obrigado pelas aulas via internet e não desanime. Pela sua postura, quando expõe suas idéias, percebe-se que é alguém de caráter e que merece construir o seu espaço.
    Abração. Davy

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Davy, estamos ai na luta.
    Como estes dias falei com o amigo filósofo Ghiraldelli "nós educadores somos como Hércules com nossos doze trabalhos, nossos leões de Neméia a enfrentar - em síntese, de certa maneira exercemos a profissão, que escolhemos e não por conveniência ou aparência, mas por paixão, nós somos um pouco heróis".
    E continuamos a lutar não por orgulho, altruísmo barato, mas porque queremos construir um mundo melhor, um Brasil diferente, e isso só se consegue por consciência e conhecimento. Aqueles que fazem uso de nosso trabalho, seja para conhecimento próprio, diversão, estudos para concurso ou vestibulares, são a verdadeira razão de educar (no sentido dialético do termo e nunca de passividade).
    Abraços do sempre amigo, prof. Tiago Menta.

    ResponderExcluir