quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

São Paulo: educação nota -1

Amigos e amigas, num ato de justificada indignação o amigo Paulo Ghiraldelli me informou que as aulas de Filosofia e de Sociologia foram retiradas do currículo das escolas públicas do estado de São Paulo!
Quanto retrocesso, justo com a dita maior cidade, megalópole nacional! Estive por lá a algumas semanas atrás e realmente a cidade inspira modernidade, progressismo e cultura. Contudo, as canetadas irracionais de nossos governantes continuam a fazer de nós cidadãos suas eternas vítimas. Num ato injustificável, de "economia" burra, milhares de profissionais perderam seus empregos e as crianças e adolescentes perderam duas disciplinas ricas, valiosas, para a formação da cidadania e da consciência.
Os estudantes do estado de São Paulo este ano estão ainda mais pobres, intelectualmente. E o que mais assusta é que esta decisão vai na contra-mão da lei federal que estabelece as aulas de Filosofia e Sociologia - aqui mesmo em Belo Horizonte nossos alunos do ensino médio já estão tendo aulas de Filosofia e Sociologia (eu mesmo, como historiador, deverei ministrar aulas de Sociologia para os alunos do segundo ano do ensino médio de minha escola agora em 2008).
Minha surpresa se torna ainda maior quando o governo do estado é ocupado por José Serra/PSDB-SP, e de como ele permite um ato destes de seu secretariado e burrocratas da educação!
Espero que os ventos de irracionalidade que passaram sobre o estado de São Paulo não cheguem a outros estados, sorte nossa, mineiros, que nossas montanhas são tão altas que qualquer nuvem destas não nos atingirá. Lamento pelos colegas paulistas, e mais, pelos nossos jovens.
Nota 0 para a educação brasileira, nota -1 para a educação em São Paulo.
Pela volta da Sociologia e da Filosofia!
Contem com meu apoio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário